Solar

Solar fotovoltaico e solar térmico
Solar

UPP – Unidade de Pequena Produção (até 1MW)

Uma UPP permite, à semelhança do autoconsumo, a produção de energia elétrica porém, neste caso, a energia que é produzida e injetada na sua totalidade na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).
A receita do produtor é proveniente da tarifa atribuída, através de um modelo de licitação em que os concorrentes oferecem desconto à tarifa de referência, sendo essa tarifa estabelecida mediante portaria e apurada para cada uma das categorias.

 

UPAC – UNIDADE DE PRODUÇÃO PARA AUTOCONSUMO (até 1MW)

Uma UPAC permite gerar energia elétrica para autoconsumo.
As unidades de produção são dimensionadas de acordo com a realidade de consumos de referência do local onde será instalada a central fotovoltaica.
Quando há produção excedentária, a energia pode ser vendida à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), constituindo assim uma receita, além da poupança já obtida com o autoconsumo.

 

CER – Comunidades de Energia Renovável

As CER são comunidades cujos membros participam no processo de instalação de uma ou mais centrais de produção de energia renovável e na gestão e distribuição da energia aí produzida pelos auto-consumidores.
A vantagem das CER é a otimização dos benefícios financeiros decorrentes do investimento em energia solar, já que permite que a produção das unidades fotovoltaicas seja partilhada pelos membros da comunidade, minimizando assim a injeção de energia excedente.

 

CSF – Central Solar Fotovoltaica (superior a 1MW)

Uma CSF é uma instalação de produção de energia elétrica a partir da radiação emitida pelo Sol e projetadas para fornecer eletricidade à rede através do uso de sistemas e equipamentos fotovoltaicos de larga escala. A receita do produtor é proveniente da tarifa atribuída, através de um modelo de licitação em que os concorrentes oferecem desconto à tarifa de referência, sendo essa tarifa estabelecida mediante portaria e apurada para cada uma das categorias.

 

Tecnologia

Fotovoltaico

Os painéis fotovoltaicos, fazem a conversão direta da luz solar para eletricidade, a um nível atómico. A luz solar é composta de fotões, ou partículas de energia solar. Estes fotões possuem diferentes quantidades de energia, dependendo do comprimento de onda do espectro solar.

 

CSP – Concentrador Solar

Consiste em sistemas geram energia solar usando espelhos ou lentes para concentrar uma grande área de luz solar em um recetor. A eletricidade é gerada quando a luz concentrada é convertida em calor (energia solar térmica), que aciona um motor de calor (geralmente uma turbina a vapor) conectado a um gerador de energia elétrica.

 

CPV – Concentrador Fotovoltaico

Tecnologia fotovoltaica que gera eletricidade a partir da luz solar. Ao contrário dos sistemas fotovoltaicos convencionais, ele usa lentes ou espelhos curvos para focalizar a luz do sol em células solares pequenas, altamente eficientes e com múltiplas junções (MJ). Além disso, os sistemas de CPV costumam usar seguidores solares e, às vezes, um sistema de refrigeração para aumentar ainda mais sua eficiência.

POR UM FUTURO MELHOR

Contribuímos com uma alternativa eficaz para um planeta mais limpo